Nossa missão é provocar a transformação do empreendedor para potencializar resultados.
Aproximando pessoas.
Muitos empreendedores vão a eventos “fazer networking”. Voltam para casa depois de ter distribuído e coletado centenas de cartões de visitas. No dia seguinte disparam vários e-mails tentando vender o seu produto ou serviço para as pessoas que ele “conheceu” no evento. Mas em momento algum, o empreendedor se preocupou em conhecer verdadeiramente o seu interlocutor, quais os seus projetos, quais as suas dificuldades e no que ele pode ajudar.
Fazer networking é conhecer alguém com um problema, saber de outra pessoa capaz de solucionar essa necessidade, e ligar esses dois indivíduos. Um dia, essa roda vai girar e você estará na posição de ser ajudado e, graças a um amigo em comum, outro sujeito, desconhecido até então, poderá arrumar uma saída para suas dificuldades. Ou seja, networking é feito por quem conecta. Quanto mais pessoas você conectar, maior será a sua rede de contatos.
Estimulando conexões
É importante que a network seja formada por um número diversificado de pessoas. Por exemplo, tenha em sua rede de contatos, pelo menos, cinco pessoas dos seguintes perfis:
Mentores
Pessoas que lhe mostram oportunidades. Que já chegaram lá (onde você ainda não chegou). Elas vão lhe mostrar os caminhos, abrir portas para oportunidades, corrigir a sua rota e talvez até lhe patrocinar.
Juniores
Pessoas que você mentora. Elas também vão lhe dar acesso a inovações, pois são mais jovens e convivem melhor com diferentes tipos de informação. O que será uma fonte excelente para novas tecnologias.
Pares
Pessoas que fazem exatamente o mesmo que você faz. Elas vão lhe dar dicas técnicas de como resolver um determinado problema.
Primos
Pessoas que atuam na mesma área que você. Elas vão lhe mostrar quais as tendências do seu mercado. Clientes costumam ser bons “primos”.
Pontes
São pessoas que tem atuação completamente diferente da sua. Essa é a principal rede, mas infelizmente é a mais negligenciada. Ao nos relacionarmos com nossos Pares e Primos, ganharemos muitos conselhos e apoio. Mas eles sabem muito do que já sabemos. Enquanto isso, as Pontes, como o próprio nome diz, nos darão acesso para onde queremos chegar. Essas relações externas são as que mais ampliam nossas perspectivas e nos levam às ideias estratégicas e inovadoras. São esses relacionamentos que, muitas vezes, nos levam até novas oportunidades.
Dica Extra
Caso você não tenha pelo menos cinco pessoas de cada perfil, não perca tempo. Comece hoje mesmo a montar a sua network. Vá ao encontro de pessoas que realmente vão potencializar os seus resultados. Mas lembre-se, seja interessante e não interesseiro. Quanto mais relevante você for para a sua rede, mais relevantes eles serão para você. Ajude primeiro. Depois você será ajudado.
Promover oportunidades
O que fazemos no Clube do Networking é acelerar o convívio entre empreendedores, profissionais liberais, consultores e parceiros de negócios, canalizando o foco para a identificação de oportunidades.